Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Serviços

Iniciado em 1963 o serviço de Radiologia do Hospital São José foi referência para a população e equipe médica. Em 2011 a Sociedade Hospitalar São José voltou a oferecer esse serviço com inovação tecnológica e profissional, disponibilizando exames de raios-X, ecografia, mamografia e tomografia.

Todos esses serviços vêm em encontro com os anseios da população e médicos em ter diagnósticos precisos, rápidos e sem a necessidade e os transtornos de marcação e deslocamento dos pacientes a outros centros.

O CDI São José é mais um dos serviços contemplados no Planejamento Estratégico da Sociedade Hospitalar São José, a retomada da prestação própria dos serviços de radiologia tem vários objetivos que vão do fortalecimento enquanto instituição, ao aumento do nosso portfólio de serviços, mas nenhum desses objetivos é maior do que atendermos as necessidades de nossos pacientes e médicos.

Atualmente o CDI São José realiza exames de ecografia, mamografia, raio-x, tomografia e ecocardiograma fetal e conta com uma equipe médica especializada em radiologia e diagnóstico por imagem: Dra. Marina Smiderle Gelain, Dr. Rafael Franco Moreira, Dr. Rafael Marroni Rosa Lopes e Dra. Carolina Celich Mohr.

Tomografia

No mês de julho de 2021, o CDI São José passou a utilizar o novo equipamento para realização de tomografias.  O novo tomógrafo da marca Siemens é mais moderno do que o anterior, e conta com 16 canais de corte, onde o anterior possuía somente dois.

Com este novo equipamento a qualidade de imagem dos exames realizados é ainda melhor, com muito mais qualidade e resolução, o que contribui para o diagnóstico e tratamento dos pacientes.

A tomografia tem a finalidade de explorar através de imagem de alta resolução várias partes do corpo, por isso é capaz de realizar diagnósticos de várias doenças e alterações em setores do organismo sendo a maneira mais eficaz e detalhada para isso. O exame pode identificar diversos problemas como: nódulos, tumores, doenças infecciosas, acidentes vasculares, problemas no sistema nervoso central, problemas na coluna, tórax, abdómen e muitas outras regiões. É um exame rápido, indolor e não invasivo.

Em média o CDI São José realiza 350 exames de tomografia por mês.

Exame de Raio-X

É um exame de imagem não invasivo que funciona usando radiação em baixas doses para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e órgãos.  O exame identifica fraturas nos ossos e também males como a pneumonia por meio do raio-x de tórax. 

Em média o CDI São José realiza 600 exames de raio-x por mês.

Mamografia

A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama e deve ser realizada periodicamente.

A mamografia é um exame muito importante para a saúde da mulher. Por meio dele é possível detectar e diagnosticar precocemente o câncer de mama. O exame detecta lesões milimétricas que, pelo exame físico de palpação, não são facilmente identificadas.

Todas as mulheres devem ter consciência de que o câncer de mama é o maior responsável por mortes de mulheres no mundo e, por isso, quanto mais cedo for descoberto, maiores serão as chances de cura.

O CDI São José, realiza em média 150 exames de mamografia por mês.

Ecografia

Este exame é muito utilizado no início de investigações e diagnósticos, por ser uma maneira simples e indolor de avaliar estruturas internas e serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias doenças. 

A ecografia obstétrica é um dos principais exames complementares de diagnósticos utilizados para acompanhar a gravidez, pois permite monitorar o desenvolvimento do bebê.

O CDI São José realiza em média 900 exames de ecografia por mês.

Ecocardiograma fetal

Este é um exame de imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliar a saúde do coração do bebê, ainda no útero materno. Por meio de registros dos músculos e válvulas cardíacas, o teste mostra o tamanho e o desenvolvimento do coração do bebê.

Em todos os exames realizados no CDI São José, um técnico de radiologia permanece ao lado do paciente acompanhando todo o processo do exame, tirando dúvidas sobre todos os procedimentos que serão realizados.

Não deixe de realizar os exames preventivos, eles são fundamentais para manter sua saúde em dia, identificando problemas ainda na fase inicial e contribuindo para um tratamento rápido e eficaz.

 

 

COMPARTILHAR:
Dra. Carolina Celich MohrDr. Rafael Marroni Rosa Lopes Dr. Rafael Franco MoreiraDra. Marina Smiderle GelainNovo equipamento de tomoNovo equipamento de tomoFachada CDI
Voltar Página
Rua Dr. Osvaldo Hampe, 258 - Centro - CEP 95250-000 - Antônio Prado - Rio Grande do Sul
Desenvolvido por Webde