Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Notícias

14-05-2020
CDI do Hospital São José utiliza laudos tomográficos estruturados da Sociedade Britânica de Imagem Torácica nos casos suspeitos de Coronavírus

Com o objetivo de contribuir no manejo dos pacientes gravemente enfermos pelo coronavírus (Covid-19), o CDI do Hospital São José, desde meados de março, emprega os laudos estruturados propostos pela Sociedade Britânica de Imagem Torácica, os mesmos utilizados nos grandes centros brasileiros e mundiais de saúde. Com essa análise, os laudos de tomografia rapidamente indicam se os achados pulmonares são prováveis, indeterminados ou mesmo não característicos desse novo vírus, e facilitam uma linguagem comum entre os profissionais da saúde. Em outras palavras, é um laudo que auxilia o médico clínico na tomada de decisões antes de se ter o resultado do PCR – que é o teste diagnóstico definitivo, porém que requer mais tempo, e na detecção dos pacientes com potenciais complicações e evolução desfavorável. Isso determina um impacto significativo no diagnóstico e no tratamento inicial do paciente, já que o médico tem que atuar precocemente, seja através da indicação de isolamento domiciliar ou da internação hospitalar.

De acordo com a médica radiologista Dra. Marina Smiderle Gelain, os aspectos de imagem da infecção pulmonar por coronavírus estão sendo muito estudados pela equipe médica do HSJ. 

“A literatura médica aponta que a tomografia é um grande método e permite avaliar rapidamente o estágio da doença e se ela está se agravando ou não – já que sabemos que o coronavírus está muito associado com microcoágulos pulmonares. A tomografia também possibilita que o médico tenha uma idéia real do volume de pulmão que está acometido pelo novo vírus – com um valor percentual (por exemplo, se mais ou menos de 50% do pulmão), o que é possibilitado através da reconstrução 3D, que já está sendo realizada no nosso CDI. Por isso, a radiologia é fundamental no contexto da pandemia”, destaca Dra. Marina.

A médica também salienta que a tomografia tem algumas limitações e deve ser utilizada com cautela, por isso os casos são discutidos individualmente entre os médicos – uma radiologia personalizada, sempre valorizando os dados clínicoepidemiológico, já que a tomografia não é recomendada como diagnóstico isolado em casos suspeitos leves.

Isso mostra que o Hospital São José está organizado e atualizado no que tange às medidas de enfrentamento ao coronavírus, contribuindo para a melhoria da saúde da população de Antônio Prado e das cidades da região.

COMPARTILHAR:
Voltar Página
Rua Dr. Osvaldo Hampe, 258 - Centro - CEP 95250-000 - Antônio Prado - Rio Grande do Sul
Desenvolvido por Webde