Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Notícias

20-01-2020
Há 65 anos o Hospital São José cuida da saúde da comunidade pradense

O ano era 1916 e o jovem município de Antônio Prado era carente de cuidados de saúde, necessitando enfrentar longas e difíceis viagens em busca de auxílio médico.

É quando se instala na cidade o farmacêutico italiano Vicente Palombini e abre uma farmácia na esquina onde hoje ficam as ruas Dr. Oswaldo Hampe e Av. Valdomiro Bocchese. Alguns anos mais tarde chega o médico alemão Oswaldo Hampe e juntos os dois passam a cuidar da saúde da comunidade de Antônio Prado.

Apesar da Sociedade Hospitalar São José possuir 65 anos de existência jurídica, segundo o literato Fidélis Dalcin Barbosa, em seu livro Antônio Prado e sua História(1980), ele nos conta que ”[...]o sr. Vicente Palombini transformou sua pequena casa de saúde num amplo estabelecimento hospitalar, o qual por ter agora a assistência interna das Irmãs de São José, recebeu o nome de Hospital São José, fundado em 1.1.1928.” Sendo assim, na ordem histórica comemoramos 92 anos de vida, tendo atravessado a história de nosso município e de nossas famílias.

Em 1º de março de 1934, atendendo a insistentes pedidos, as superioras da Congregação de São José enviaram ao município as irmãs Maria Júlia Colla e Anselmina Bertolotto, para assumirem a direção do Hospital. por muitos anos desempenharam ao mesmo tempo os papéis de enfermeiras, religiosas e administradoras. As irmãs encontraram em Antônio Prado uma situação muito delicada.

Uma série de dificuldades tiveram que ser contornadas a fim de que os doentes que baixavam no hospital, apesar do desconforto material, encontrassem o máximo de dedicação e atenção. Mas aos poucos o hospital foi se transformando.

Em 1955 o padre Antônio Galiotto, então pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, promoveu uma grande campanha no sentido de transformar o Hospital São José em patrimônio da comunidade. Foi quando a Sociedade Hospitalar São José teve sua fundação. O objetivo era possibilitar uma assistência hospitalar de qualidade a preços baixos, que a comunidade tivesse condições de pagar. Com a ajuda financeira da Paróquia e da população, o Hospital São José foi adquirido pela Mitra Diocesana de Caxias do Sul do então proprietário Dr. Mário Bochese.

Então, desde de 1º de janeiro de 1955, o Hospital São José oferece à comunidade de Antônio Prado e região um atendimento especializado aos seus pacientes, com agilidade, eficiência e conforto. São 65 anos de cuidado com a saúde de toda a região.

Em 28 de janeiro de 1960 a primeira formação da Sociedade Hospitalar São José foi dissolvida, ficando então a nova formação da SHSJ sob administração da Mitra Diocesana. De lá até 2001 a direção da Sociedade sempre foi presidida pelo pároco do município. Cabe destacar a grande importância do Pe. Leonel Pergher e de seu sucessor, Pe. João Bosco Luiz Schio na gestão do hospital, tendo promovido grandes transformações e melhorias em sua estrutura.  A Sociedade Hospitalar São José é vinculada a Mitra Diocesana de Caxias do Sul, a exemplo de outros hospitais filantrópicos da região como o de Flores da Cunha, o de São Marcos e o Nossa Senhora da Pompéia, de Caxias do Sul. Atualmente a Sociedade Hospitalar São José é dirigida por um Conselho de Administração renovado a cada dois anos, formado por representantes da comunidade. A diretoria é eleita pela Assembléia Geral formada pelos sócios fundadores, beneméritos e contribuintes.

 Além do Dr. Oswaldo Hampe, outros profissionais de grande importância para a história da saúde de Antônio Prado também passaram pelo nosso hospital, como em 1962 o Dr. Clóvis José Mânica, em 1966 o Dr. Paulo De Moraes Sasso e em 1973 o Dr. Júlio Augusto Mânica, além de outros grandes profissionais.

O Hospital continuou atendendo no mesmo local onde foi aberto o primeiro estabelecimento pelo farmacêutico Vicente Palombini, mas com o passar dos anos as instalações foram ampliadas e modernizadas.

Integrado ao Hospital estão o Centro Clínico São José, centro multiprofissional com diversas especialidades médicas e o Centro de Diagnóstico por Imagem São José que oferece os serviços de raio-x, mamografia, ecografia e tomografia. 

O Hospital ainda dispõe de Plantão Médico 24 horas para Urgência e Emergência, além de contar com um corpo médico especializado, atendendo as clínicas Geral, Cirúrgica, Obstétrica, Pediátrica, Cardiológica, entre outras.

 A direção, médicos e funcionários do Hospital São José sentem-se honrados por fazerem parte da história de Antônio Prado há 65 anos, e por ajudarem a cuidarem da saúde dos pradenses e de toda a região!

Neste ano em que completamos 65 anos de fundação, a Sociedade Hospitalar São José, a cada edição vai contar um pouco da sua História passada, presente e futura, como forma de comemorar e compartilhar essa data especial com nossa comunidade.

COMPARTILHAR:
Voltar Página
Rua Dr. Osvaldo Hampe, 258 - Centro - CEP 95250-000 - Antônio Prado - Rio Grande do Sul
Desenvolvido por Webde