O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), executado pelo Hospital São José em parceria com as Secretarias de Saúde de Ipê e Antônio Prado, superou a meta de atendimentos previstos entre setembro de 2024 e março de 2025. Ao todo, foram realizados 1.754 atendimentos, ultrapassando a meta estabelecida de 1.680.
Os dados do PRONON mostram um crescimento constante no número de atendimentos ao longo dos meses. Apenas em março de 2025, foram realizados 325 atendimentos, enquanto a meta era de 240, superando os meses anteriores do projeto. Em fevereiro, o número de procedimentos também superou o previsto, com 291 atendimentos realizados. O mês de janeiro também superou expectativas, terminando com 321 atendimentos.
Apesar de um início mais tímido em setembro de 2024, com 126 atendimentos realizados frente à meta de 240, os meses seguintes mostraram uma recuperação significativa. Em outubro, novembro e dezembro o desempenho manteve-se estável.
O programa tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de intestino e esôfago.
De acordo com o Hospital São José, os atendimentos são gratuitos e agendados por meio das secretarias municipais de saúde. A iniciativa conta com apoio do Ministério da Saúde, do SUS e do Governo Federal, tendo o patrocínio das instituições Itaú e BB Seguros.
A população de Ipê e Antônio Prado pode agendar atendimentos diretamente nas secretarias de saúde locais ou buscar mais informações pelo telefone (54) 3293-4500. A expectativa é que o programa continue alcançando mais pessoas nos próximos meses, promovendo saúde e conscientização.